Massagens

Massagens

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Shiatsu


O Shiatsu, uma forma de tratamento oriental cada vez mais difundida no ocidente, é muito semelhante à Acupunctura, não se usam agulhas, mas principalmente os polegares, dedos e palmas das mãos. O Shiatsu aplica pressão manual e digital sobre a pele assim como várias partes do corpo do paciente são alongadas com o intuito de prevenir e tratar a doença pela estimulação dos poderes de recuperação naturais do corpo, eliminando elementos que produzem fadiga, e promovendo a boa saúde geral. Suas principais características são as seguintes:

Diagnóstico e terapia combinados. Cada aplicação shiatsu é o diagnóstico que capacita o terapeuta a tratar de acordo com as condições do corpo. As mãos e os dedos de um terapeuta treinado são sensíveis o bastante para detectar anormalidades na pele ou nos músculos ou no calor corporal no contacto e assim localizar irregularidades com precisão e determinar imediatamente qual tratamento básico empregar.

Usando somente as mãos e os dedos, o shiatsu não exige a assistência de qualquer dispositivo mecânico ou medicamentos.

Sem efeitos colaterais. Desde que os pontos a serem tratados, a pressão e a duração da aplicação sejam avaliados, de acordo com o objectivo, o tratamento não é acompanhado por desconforto e não produz quaisquer efeitos colaterais.

Sem limites de idade. O Shiatsu pode ser usado por pessoas de todas as idades desde crianças até idosos. No jovem, ele ajuda a fortalecer o corpo; em adultos e pessoas de meia-idade, ele previne as chamadas doenças da idade adulta e o envelhecimento.

Shiatsu é barómetro de saúde. O Shiatsu regular ajuda a detectar irregularidades corporais e a prevenir o acumulo de fadiga e a ocorrência de doença.

Crença e confiança profundas entre o paciente e o terapeuta. A determinação do terapeuta para curar e a confiança do paciente na terapia combinam-se e interagem para aumentar a eficácia do tratamento.

O Shiatsu é eficaz porque ele trata o corpo como um todo. O tratamento localizado pode ter efeitos temporários mas não pode realizar curas básicas. O único modo para fazer isso é primeiro tratar o corpo inteiro e então intervir em locais que mostrem sintomas patológicos. Assim. O Shiatsu, sempre se prova eficaz.

Quais os seus benefícios?

O Shiatsu funciona como catalisador no processo de cura, sendo que a cura não é uma experiência imediata, mas sim um percurso contínuo. São muitos os benefícios desta terapia holística, destacando-se uma maior flexibilidade da pele e dos músculos, melhorias ao nível dos sistemas circulatório, digestivo, ósseo, endócrino e nervoso. O objectivo é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual; e dotar a pessoa de um maior conhecimento e capacidade de leitura do seu próprio corpo, alertando-a para a importância de um estilo de vida harmonioso e saudável.

Está indicado principalmente para:

Dores de cabeça/enxaquecas
Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima…)
Stress/Tensão/Ansiedade
Cansaço/Fraqueza
Insónias
Distúrbios intestinais
Perturbações menstruais
Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
Problemas reprodutivos
Sinusite
Constipações e tosse
Tensão muscular
Artrite
Lesões desportivas

Massagem Ayurvedica


A Massagem Ayurvédica é uma das mais tradicionais da Índia, é a terapia complementar associada à Medicina Ayurvédica. Esta prática tem seguramente mais de 5.000 anos de aplicação. Ayurvédica deriva de duas palavras sânscritas: “ Ayur “ que significa “ Vida “ e “ Veda “ que significa “ conhecimento “ ou seja, o “ Conhecimento da vida Humana “.

A Massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tracção e alongamentos, além da estimulação de pontos e órgãos vitais ( energizando-os se estiverem bloqueados e controlando-os se estiverem hiperactivos ).

Durante a massagem são usados determinados óleos naturais especiais aquecidos ligeiramente ou à temperatura ambiente, escolhidos de acordo com as características psico-físicas de cada pessoa.

Os principais benefícios desta massagem são:

Harmonização do sistema linfático e sanguíneo;

Melhoria do sistema nervoso ( depressões, ansiedade, …);

Eliminação de toxinas;

Flexibilidade muscular ( dores musculares, … );

Maior resistência às enfermidades;

Melhoria da estrutura óssea ( dores reumáticas, artrite, …);

Melhoria da postura corporal;

Melhoria da visão;

Optimização do fluxo energético;

Relaxamento ( stress, … );

Eliminação da fadiga ( cansaço, …);

Retardamento do envelhecimento;

A Massagem Ayurvédica pode ser utilizada em qualquer altura, sendo recomendada como terapia complementar a outros tratamentos e principalmente para relaxamento e manutenção da saúde, sendo muito benéfica como terapia auxiliar na recuperação de problemas físicos, doenças e desordens psíquicas.